Só Templates

Créditos



Layout by



segunda-feira, 7 de março de 2011

Hardtyle Historia

O HARDSTYLE

Um tempinho aí! Quem disse que algo estava morto? Ao final de 1999, dois artistas da Thunderdome (um homem e uma mulher: The Prophet e Lady Dana) deram início a um novo gênero musical que viria a reacender as chamas da Hard Music, que se encontrava em brasa. Tratava-se do Hardstyle: a fusão harmoniosa entre a pancadaria negra do Hardcore Gabber e a melodia enérgica do Hard Trance. O Hardstyle é, portanto, filho e neto do Hardcore ao mesmo tempo.


O movimento começou oficialmente em 2000, quando foi fundada a empresa holandesa Q-Dance e rapidamente chegou à Itália. O Hardstyle inaugurou a chegada do terceiro milênio e do século XXI com champanhe de ouro. De início, era muito difícil distinguir o Hardstyle de outros estilos de Hard Dance, pois não havia tomado uma forma saliente e bem definida. Holandeses e italianos contribuíram muito para que o estilo pudesse se tornar inconfundível: batidas (kicks) potentes entre 140 e 150 BPM, ambiente sombrio, vocais mecanizados, scratchs, distorções e melodias frenéticas.


Entre 2000 e 2005, costumava-se dividir o Hardstyle em duas vertentes: a holandesa (mais puxada para o Hardcore, com prioridade para o ambiente escuro) e a italiana (mais puxada para o Hard Trance, com ênfase na melodia e com frequente uso de reversed bass). Hoje, tal divisão não é mais aceita, pois o estilo tem sido divulgado e popularizado, dando espaço ao surgimento de diversos produtores com estilo único, independentemente do país de origem. Desde 2005, a música tem se tornado mais melódica e bem definida.


Hardstyle pode ser visto como um gênero de música eletrônica definido e sem vertentes, uma vez que não é possível encaixá-lo dentro de qualquer outro estilo, nem mesmo Hardcore. Cabe citar que, com o sucesso imediato do Hardstyle, o Hardcore novamente ressurgiu em 2002 com força, sob impulso da Masters Of Hardcore (empresa que vinha organizando eventos underground desde 1995, com o intuito de preservar a música). Hoje, os dois gêneros caminham para uma cena em comum e compartilham os mesmos eventos. É comum que produtores de Hardcore também produzam Hardstyle e vice-versa.